Estudante do colégio cívico-militar do Paraná ganha o concurso de redação do Senado

Estudante do Norte do Paraná vence concurso de redação e se tornará jovem senadora por quatro dias

Brenda Yara Chaves Muniz, aluna do Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Vargas, alcançou o primeiro lugar no Paraná

Brenda Yara Chaves Muniz, estudante de 18 anos do Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Vargas em Bela Vista do Paraíso (Norte), conquistou o título de vencedora paranaense no concurso de redação organizado pelo programa Jovem Senador, edição 2024. Como reconhecimento, ela terá a oportunidade de participar da Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá de 5 a 9 de agosto em Brasília, possibilitando-lhe o acompanhamento direto das atividades da instituição.

Brenda, que está na 3ª série do Ensino Médio, conquistou a primeira colocação entre os 6.400 trabalhos elaborados por estudantes de toda a rede estadual de ensino. Neste ano, os estudantes escreveram sobre o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. O programa Jovem Senador é realizado anualmente pelo Senado Federal, em parceria com o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio das secretarias de Educação dos estados.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), responsável pela viabilização do concurso no Estado, recebeu 96 redações finalistas para a seleção de apenas três. Os trabalhos dos alunos foram recrutados aos Núcleos Regionais de Educação (NREs), onde passaram por uma primeira seleção.