Uma guerra se travou nesse mês entre o presidente da república e o presidente do Banco Central e nesse tiroteio até agora o Real foi o quem mais sofreu, a moeda brasileira desvalorizou 6,46% nesse mês em relação ao dólar norte americano que encerrou hoje cotado em R$ 5,5982.
Se por um lado o presidente acusa Campos Neto de fazer política quanto aos juros, por outro lado Campos Neto tem se mostrado bem resiliente em não defender a desvalorização da moeda brasileira, pois até o momento não foi realizado por parte do BC nem uma operação de swap cambial ou leilão de dólar a vista para acalmar o mercado que vem sofrendo ataques especulativos desde que a pendenga entre os dois dirigente começou a ficar mais forte por causa da taxa de juros.
Alguns analistas, no entanto, dizem a que a letargia em Campos Neto fazer algo em torno de defender o cambio se dá face ele achar que isso vai passar em breve. Mas o fato é que se persistir por muito tempo essa defasagem os preços dos combustíveis terão de ser reajustados e aí vem mais inflação e mais demora para queda de juros novamente.
Mohamad Talah Junior
Economista do Grupo Credex