Cadê a picanha e cervejinha com o dólar a R$ 5,70?

O dólar bateu os R$ 5,70 e chegou ao patamar mais alto desde 10 de janeiro de 2022. A disparada da moeda frente ao real ocorre em meio a reiteradas críticas do presidente Lula ao comando do Banco Central e incertezas sobre a trajetória da dívida pública, o que eleva as preocupações sobre o futuro do câmbio e o impacto na inflação e até na taxa de juros.

O presidente Lula chegou a falar em “ataque especulativo” contra o real e nesta terça-feira, 2, disse que fará “alguma coisa” em relação à alta do dólar, mas evitou detalhar qual medida será tomada. Mas na verdade, os comentários de Lula em relação ao BC e ao ajuste fiscal vêm sendo apontadas como um dos principais motivos para que o dólar tenha disparado e para que a curva de juros futuros esteja em forte alta no Brasil. Em 2024, a moeda norte-americana acumula elevação próxima de 17%.

Talvez a melhor medida seja se calar a respeito disso e chamar uma reforma administrativa no governo para ver onde estão os ralos de dinheiro público que podem ser contigênciados.

Mohamad Talah Junior
Economista – Grupo Credex