Economia: IGP-M registrou inflação de 0,61% em julho, demonstrando uma desaceleração do mercado

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou inflação de 0,61% em julho, demonstrando uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando apresentou taxa de 0,81%, informou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). A variação de preços ficou acima da mediana das estimativas de 19 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de 0,45%, com intervalo das projeções indo de 0,35% a 0,52%.

Os três índices componentes do IGP-M apresentaram desaceleração de junho para julho. No índice ao produtor e ao consumidor, apesar da influência da desvalorização cambial e dos reajustes de preços administrados, como gasolina e energia, os índices subiram menos nesta edição. Destaca-se a queda expressiva nos preços dos alimentos in natura, tanto no índice ao produtor quanto ao consumidor.

No âmbito do INCC, a alta da mão de obra foi menor, o que contribuiu para o arrefecimento da inflação neste segmento. Com esse resultado, o índice acumula alta de 1,71% no ano e de 3,82% nos últimos 12 meses. Em julho de 2023, o índice tinha recuado 0,72% no mês e acumulava queda de 7,72% em 12 meses anteriores.

Mohamad Talah Junior
Economista – Grupo Credex