A situação nos municípios de Terra Roxa e Guaíra, no oeste do Paraná, está gerando grande preocupação no governo do estado, devido às invasões indígenas na região. O governo do Paraná está cobrando celeridade do governo federal para resolver a situação. O governador Carlos Massa, o Ratinho Júnior, convocou uma videoconferência com o ministro do Desenvolvimento Agrário e a Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para buscar respostas às invasões indígenas nas cidades próximas à fronteira com o Paraguai.
Ratinho Júnior destacou que o estado quer evitar uma escalada violenta na região após as ocupações de diversas áreas produtivas desses municípios. O governador já havia conversado na semana passada com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Levandowski, buscando uma solução rápida e pacífica para o problema. No entanto, por se tratar de povos indígenas, é necessária a intermediação do Ministério da Justiça, Funai e Polícia Federal para reintegração de posse já expedidas pela justiça.
Caso não haja qualquer movimento federal para cumprir as determinações judiciais que já estão com prazos próximos de encerrar, o governo do estado deve se posicionar juridicamente para o cumprimento da reintegração. O governador afirmou que o Paraná está reforçando a segurança pública na região, que também conta com a presença da Força Nacional.
RÁDIO CULTURA (820 AM – FOZ DO IGUAÇU) :