Representantes do Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC), instituição indiana referência em pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia, visitaram ontem (19) o governador Ratinho Junior e confirmaram a decisão de construir supercomputadoras em Pato Branco. A empresa Hi-Mix será responsável pela montagem dos equipamentos no Paraná.
O anúncio consolida Pato Branco como uma cidade inovadora e com vocação para a área de tecnologia. O governador Ratinho Júnior, que pediu ao secretário estadual de Planejamento, Guto Silva, para falar aos indianos sobre Pato Branco, destacou a importância da parceria: “O Paraná será pioneiro no Brasil na concepção de uma rede de alto desempenho e também na produção própria dos supercomputadores, reduzindo a dependência estrangeira nessa área”.
Com alta capacidade de processamento de dados, os supercomputadores permitem avançar nas pesquisas em áreas como bioinformática, agricultura de precisão, genômica e inteligência artificial.
Os diretores da C-DAC vêm a Pato Branco para visitar a sede da Hi-Mix e também participam de um encontro com o prefeito Robson Cantu.