Paraná Pesquisa mostra uma eleição aberta

O resultado da Paraná Pesquisa/Band mostra que a eleição deste ano ainda está aberta. Com mais de 61% da população indecisa, segundo dados da pesquisa espontânea, o retrato do momento mostra que pouco se alterou em relação a levantamentos anteriores. Com menos de um mês para o primeiro turno, Eduardo Pimentel lidera com 32,1%, seguido por Luciano Ducci (16%), Ney Leprevost (12,5%) e Roberto Requião (10,9%), demonstrando que teremos segundo turno.

O cenário é similar a outras pesquisas já divulgadas, como a Plural Linear, variando a colocação dos candidatos fora da disputa por uma vaga no segundo turno.

Tudo indica que será “porrada e bomba” a partir de agora. Eduardo precisa desgastar os demais adversários para ir ao segundo turno com maior musculatura. Para isso, tem trabalhado para conquistar eleitores indecisos, em especial as mulheres. No entanto, há algumas pedras no caminho, como o distanciamento de parte do eleitor conservador, que não aceita que Eduardo esconda o ex-presidente Jair Bolsonaro da campanha.

Luciano Ducci também tenta conquistar as indecisas. Faz programas que valorizam a mulher e busca o público ligado à causa animal e sensível aos moradores de rua. No entanto, tem o mesmo problema que Eduardo: esconde o presidente Lula e o PT, tudo para não acirrar a rejeição petista, que é grande em Curitiba.

Mais discreto, Ney Leprevost busca manter um horário eleitoral leve e só ataca Eduardo na mídia tradicional, mas, até agora, isso não foi suficiente para superar Ducci, que neste momento é seu adversário direto. Já Roberto Requião é uma metralhadora giratória. Ataca a todos, mas lhe falta visibilidade e não será fácil superar os demais por ter menor alcance entre a sociedade.

A eleição está aberta. Alea jacta est!

*A pesquisa, registrada sob o número PR-02748/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consultou 800 eleitores da capital paranaense entre os dias 7 e 10 de setembro de 2024.