Paraná melhora eficiência dos CRAS e tem melhor posição em 6 anos

O Paraná subiu duas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) em 2023, figurando em 5º lugar entre os estados. A colocação é resultante de dados oficiais publicados anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e refere-se à eficiência dos serviços prestados pelos CRAS, sua estrutura física e a quantidade de profissionais.

Na régua de avaliação, de 1 a 5, o Paraná alcançou a nota de 3,65, liderando nas regiões Sul e Sudeste. O Estado está entre os primeiros junto com Ceará, na primeira posição, Rio Grande do Norte, Piauí e Mato Grosso, na sequência.

É o melhor resultado do Estado desde 2019. De modo inédito, a melhora do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) é uma das metas do Plano Plurianual do Paraná, ratificando o compromisso com a qualidade dos serviços prestados.

Para Rogério Carboni, secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), pasta responsável pela área, isso demonstra o cuidado da atual gestão do Estado. “Isso tudo é reflexo de um trabalho conjunto entre o governo e as prefeituras, uma parceria sólida, com destinação de recursos e apoio às gestões, que se refletem nesses índices”, relatou.

De acordo com ele, a projeção futura do Estado é ainda melhor, pois é baseada em uma série de iniciativas que deverão elevar ainda mais o desempenho no IDCRAS. Entre os investimentos estão as construções de 32 novos CRAS, além da implementação do Piso Único, que unifica o repasse financeiro aos municípios para serviços, programas, projetos e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Esses investimentos refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. É o Paraná que cuida se materializando nas ações preventivas, por meio do trabalho desenvolvido no âmbito da Proteção Social Básica dos municípios, no fortalecimento da Rede Socioassistencial paranaense”, destacou

Outro fator que alavancará os resultados nos próximos anos será o programa Capacita SUAS, que visa proporcionar formação continuada para os trabalhadores da assistência, garantindo mais qualidade no atendimento às famílias que dependem desses serviços. Além disso, o Estado planeja ampliar os incentivos a serviços e benefícios eventuais, ao mesmo tempo em que aprimora o Sistema de Acompanhamento Familiar.