Pesquisa do ‘Instituto Opinião’ considera os votos válidos e aponta o candidato do PSD em primeiro lugar na disputa pela Prefeitura
Pesquisa do ‘Instituto Opinião’ mostra Mauricio Rivabem na liderança com 39% em Campo Largo – Foto: Arte/JM.
Consulta eleitoral feita pelo ‘Instituto Opinião’ aponta o atual prefeito e candidato à reeleição Mauricio Rivabem (PSD) na liderança, com seis pontos percentuais de vantagem, na disputa pela Prefeitura de Campo Largo. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Rivabem soma 39% das intenções de votos, contra 33% de Christiano Puppi (PP). A pesquisa ainda mostrou que Jean Naiser (PMB) aparece com 17%, enquanto Edson Basso (PSB) tem 10% e Lino Petry (PV) figura com 2% do eleitorado. Os números consideram apenas os votos válidos, ou seja, quando se excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração da eleição em todo País. A pesquisa teve uma amostragem de 1 mil eleitores do município de Campo Largo e ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro. A margem de erro é de 3%, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A sondagem está registrada no TSE sob o número PR-08797/2024.
Em um cenário que também considera os eleitores indecisos e aqueles que anulariam o voto, a pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados), aponta o seguinte panorama: Mauricio Rivabem lidera com 30,7%; em segundo lugar, aparece Christiano Puppi 25,7%; depois na terceira posição surge Jean Naiser com 13,1%. O candidato Edson Basso é o quarto colocado na pesquisa estimulada, com 8,2% do eleitorado. E Lino Petry aparece em último lugar, com 1,3% das intenções de voto. Entre aqueles que estão indecisos a estatística aponta 14,1%, enquanto 5,8% disseram que votariam em branco ou anulariam. Apenas 1,1% preferiu não opinar.
No cenário da pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes dos candidatos para os entrevistados), Mauricio Rivabem também está na frente com 22,3% do eleitorado consultado, com uma vantagem de 6,8 pontos percentuais sobre Christiano Puppi, que surge como o segundo colocado somando 15,5% das intenções de voto. Jean Naiser novamente aparece em terceiro lugar, com 9,1%, enquanto Edson Basso aparece em quarto com 3,1% dos votos. Dentre os eleitores consultados, 1% afirmou que votaria em “outro” candidato. Lino Petry, candidato do PV, não pontuou na sondagem espontânea Ainda nessa pesquisa em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, 42,6% dos consultados não soube dizer em quem votaria ou disse que está indeciso. Além disso, 6,4% dos entrevistados disseram que anulariam o voto.