Assim como em 2016, temos uma reta final em Curitiba com emoção! Ainda que eu não saiba os números de Institutos com maior credibilidade, qualquer de nós, envolvido com política tem acesso aos chamados tracking e por óbvio tem noção do que está acontecendo.
Acontece que mesmo as pesquisas renomadas erram, imagine levantamentos. O que é fácil perceber, todavia é a algaravia de rede social, onde prevalece o eleitorado Cristina! Similitude absoluta com a atuação jornalística em rede social, que garantiu visibilidade a candidata. Nesta quarta-feira Curitiba recebeu algumas personalidades midiáticas com visibilidade nacional em movimento importante que enfrentou o adversário de muitas ações ao longo da história da cidade, a saber a chuva inclemente.
Por certo, o evento teria maior sucesso e envergadura em dia menos típico da velha terra dos pinheirais, todavia a capacidade de envolver a turma fica marcada. Por outro viés o envolvimento do Governador nesta etapa é absoluto e o líder de comunicação nacional Ratinho Junior, foi convocado para os momentos finais de campanha! Como de fato o cenário é, nesta quarta-feira ainda muito nebuloso, as campanhas jogam o jogo, passando pelo lado mais puro e legal, ao lamaçal das produções de lado B!
Nestas o vale tudo é inclusive quanto a atuação em segredo de um marqueteiro, o Príncipe dos Campos, que diz que não está, mas que parece e muito estar, e o Jerez de Lá Fronteira, que esta e continua brilhante na sua forma de sê-lo!
Aliás o lado B dos champanhas me lembra o velho campeão de audiência Alborghetti. Explico: ele vivia ganhando da Globo no quesito audiência na CNT, mas todo mundo dizia; o Cadeia, não vejo Deus me livre, mas via sim! Da mesma forma os vídeos lado B, ninguém assume, mas todo mundo vê!
AS PESQUISAS E O SENTIMENTO DA RUA
Pois, na quarta feira Cristina pois o bloco na rua e trouxe para a manifestação companheiros de imprensa e blogueiros de fora de terra. Não há como julgar sob o ponto de vista de sucesso de público, porquanto manifestações populares estão esvaziadas desde 8 de janeiro de 2023, quando a armação aconteceu e Dino o então ministro comandou a ópera bufa encenada para calar a rua. Ademais a chuva concorreu para diminuir a presença de público. Todavia a inegável liderança emergente de Cristina se fez ouvir. Acompanhei a chegada à Prefeitura do carro de som e ouvi as manifestações. Independentemente do resultado, é preciso reconhecer que uma cidade está em permanece construção e reconstrução, e que por óbvio ela não é só um complexo arquitetônico. Muito, mas muito ao oposto o complexo arquitetônico reflete os conceitos de um tempo de uma época e de um processo civilizatório em constante devenir, em constante vir a ser!
Ora, a voz que se levanta em favor de Cristina é a voz dissonante do “status quo” ante e atual! Por certo é voz que reflete a irresignação contra a indústria das multas, contra o centro da capital da sabedoria que recebe 4 mil moradores de rua, contra investidas na área da Educação com espetáculos e eventuais cartilhas que propagam a desconstrução da família e da liberdade de educar meninos e meninas como tal. E tal voz deve e precisa ser ouvida.
Por outro lado, Eduardo representa a manutenção de tudo que representa a motivação de orgulho de se viver na melhor cidade que é Capital deste País! Qualquer que seja o vencedor tem e deve ter a responsabilidade de manter o que é bom e motivo de orgulho, mas deve ter a consciência das mazelas que citei e de outras tantas e enfrentá-las despido de rancores e sobretudo de compromissos. Eduardo este comigo quarta-feira a noite e mais uma vez afirmou que “o Prefeito serei eu, meu CPF é que estará em jogo na minha administração”! Já Cristina nas quatro vezes que compareceu ao meu programa e nos 200 minutos que esteve no ar no Grupo Mercosul sempre enfatizou que quem vai governar é ela e que vai ouvir de verdade a população!
De verdade ganhe quem ganhar, espero que não seja lacaio de grupos econômicos e sobretudo que esteja livre dos Cardeais Richilieu que sugam os eleitos pelo povo e impõe suas pautas de enriquecimento pessoal compostas por acertos nos diversos segmentos de prestação de serviços aos munícipes!
PESQUISA
No momento em que escrevo, quinta-feira as 11 da manhã, a única pesquisa que é divulgada é a do Paraná Pesquisas e esta é considerada confiável, em especial quando tão próxima assim ao pleito. Dela se extrai índices que indicam vitória de Eduardo Pimentel, com números muito próximos, em especial considerando a margem de erro, elevada nesta etapa de 3,3!
Como ainda existe um interregno de tempo e sobretudo um debate que pode ser decisivo, não há como refutar que esta é uma eleição “sui generis”, e que dela surgem dois líderes muito jovens e promissores. Cristina independentemente do resultado, é vencedora! E Eduardo caso seja o Prefeito eleito é a nova liderança de centro-direita que pela juventude aparece como farol do saber do futuro político de sua geração!
Claro, na pesquisa me chama muito a atenção o número baixo de brancos e nulos, menos que 10 por cento nesta etapa. No caso da rejeição, sempre importante, a margem é coerente com o restante da pesquisa.
Consultados os grupos manifestam cautela absoluta! De fato, a coerência e o bom senso indicam que nesta situação há que estudar muito para o debate e fazer o que de melhor possa ser feito nos eventos de rua, que é o que sobra para sexta (25) e sábado (26)!
Como você leitor me prestigia com sua leitura, sabe que não costumo dar atenção ao que se chama lado B, ou desconstrução de candidato. Normalmente este tipo de material é apócrifo e produzido por covardes que se escondem no anonimato das campanhas e que recebem muito dinheiro dos partidos, portanto dinheiro público! Me impressiona, todavia, o valor que foi dado nesta etapa ao lado B!
PONTA GROSSA
Todos os indicativos de uma decisão na foto de chegada. Nesta semana uma recuperação muito palpável segundo os indicativos que recebo da minha sempre querida capital cívica do Paraná. Nesta cidade está configurada a derrota do Iguaçu! Qualquer das senhoras que se sagre vencedora vai visitar o Governo em nome da cidade e a turma palaciana vai tremer na base! Em verdade um erro de avaliação com a mudança de estratégia de um grupo que se dividiu e paga por isto o preço político! Interessante lembrar que a cidade é extremamente tradicionalista, mas é aberta a modernidade no que tange a dar as mulheres o devido valor sem cair nos discursos fáceis de pauta. Por exemplo, a Prefeita e uma senhora e a chapa de oposição tem duas senhoras!
LONDRINA
A curva em Londrina deu uma oscilada e assim como em Curitiba, a pesquisa indica a vitória de Thiago, mas com 6 pontos e margem de erro! O fato é que aparentemente os eleitores não estão de bons bofes com ninguém! O PT já foi devidamente enxovalhado no Paraná e venceu eleições em apenas 3 municípios que tem número restrito de eleitores; tal situação implica em divisões entre direitistas radicais e menos radicais.
GUAÍRA E OS “SEM TERRA”!
Uma manifestação popular pacifica será realizada neste sábado, dia 26, a partir das 8 h em Guaíra. Produtores do Oeste paranaense, especialmente das cidades de Guaíra, Terra Roxa e Palotina se unirão com entidades rurais e autoridades na tentativa de conter as invasões de terra na região! Cansados da omissão do poder público os manifestantes clamam por mediadas que garantam a segurança e o direito à propriedade. Há uma grande preocupação com o aumento da violência na região depois das constantes agressões a agricultores na região. A Rádio Estúdio 92.3 de CASCAVEL no exercício cidadão de bem informar estará ao vivo cobrindo a notícia e documentando a história por entender que a defesa da propriedade e dever constitucional. Agradeço muito ao meu amigo Emerson pela participação!
ORAÇÃO DE OGIER BUCHI
SENHOR, OLHE PELO BRASIL! CHAME QUEM JÁ ESTÁ COM PRAZO VENCIDO! AMÉM