Fim do ano com grandes perspectivas positivas para a economia

O fim de ano costuma ser o melhor período para o setor produtivo com as festas de fim de Natal e Ano Novo. Mas, 2024 está com perspectivas ainda melhor. Um dos pontos que mais mostram esse cenário é o da empregabilidade. O Paraná é o terceiro estado que mais abriu vagas formais de trabalho no Brasil neste ano. O Paraná abriu 152.898 vagas no acumulado do ano, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, estados mais populosos.

Curitiba foi quem liderou a abertura de vagas nos primeiros nove meses no Estado, com 41.736 novos postos, ou 27% do total. São José dos Pinhais vem na sequência, com 6.857 vagas, seguido de Londrina (6.667), Maringá (6.518) e Ponta Grossa (5.909). Essa massa trabalhadora reflete na perspectiva de gastos para as festas. Mais trabalhadores empregados significa mais consumo, e isso anima o comércio. Um sinal deste otimismo começa já com a próxima edição da Black Friday, na última sexta-feira de novembro. Até o momento, as projeções são para uma das melhores datas desde que a promoção teve início no Brasil.

Um exemplo, é que a procura por produtos na Black Friday já é 15 vezes maior que Semana do Consumidor em volume de buscas, aponta um estudo da Agência Conversion, e isso levando em conta que a Semana do Consumidor também vem ganhando popularidade. Já outro estudo, da SA para o Natal mostra que 81,5% dos varejistas seguem impulsionados pela expectativa de um aumento nas vendas durante o período de Natal e Ano Novo.

Mohamad Talah Junior
Economista – Grupo Credex