Rotary Club De Curitiba destinou 542 kits infantis para crianças gaúchas

Parceria com o Rotary Club de Canoas-Empreendedor (Distrito 4670)

O Rotary Club de Curitiba (Distrito 4730), fundado em 1933 é o primeiro clube de Rotary da capital e do Estado do Paraná. Sob a presidência do empresário Francisco Romero Vulcanis da Rosa (2024-25) promoveu uma campanha para arrecadação, montagem e destinação de mais de 2.500 brinquedos que foram separados por gênero e idade em 542 kits infantis para crianças do Rio Grande do Sul. Os recursos financeiros aplicados foram de R$15.199,80.

Os kits são compostos por brinquedos educativos e pedagógicos, que além de trazer alegria e entretenimento, possuem uma finalidade didática e psicológica para atenuar traumas desta tragédia social. Segundo os rotarianos Eunice Ramirez Luz, Cristovão Nunes Gorga e Rosa Maria Corbari Maccali, que integraram a equipe SOS Criança do RCC que contou com a participação e empenho de uma série de associados ao clube que estiveram envolvidos, a ação solidária, denominada de – Criança Sendo Criança – beneficiou crianças que residem em áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e perderam na catástrofe climática, inclusive, os seus brinquedos.

Os Kits de brinquedos foram transportados em vinte caixas, com peso de 170 quilos e repassados ao clube parceiro Rotary Club de Canoas Empreendedor, com apoio e cooperação institucional da Faculdade Inspirar Curitiba e do Cindacta II, da Força Aérea Brasileira – FAB. Segundo presidente do Rotary Club de Canoas-Empreendedor, Bruno Rosa Germann, foram entregues para alunos da Escola de Educação Pinóquio, no bairro Rio Branco, em Canoas (RS), cerca de 170 kits e os demais repassados para estudantes da Escola Comunitária São Mateus, bem como acrescidos aos kits distribuídos pelo clube rotário gaúcho contendo roupas, cestas básicas, tênis, pias e caixas d’água distribuídos pelos rotarianos e voluntários do programa para famílias cadastradas como beneficiárias.

“Enriquece-nos a alma a oportunidade de poder fazer o bem”, afirma Tomás Fonseca Dal Pozzo, coordenador do programa junto ao clube gaúcho, ao destacar que a união de clubes de Rotary e parcerias, fortalece projetos, compartilha recursos e promove a missão institucional do Rotary de servir à comunidade. Por sua vez, o presidente do Rotary Club de Curitiba, Francisco Romero fez questão de agradecer o apoio e a dedicação dos associados que se engajaram em mais esta iniciativa que vem ao encontro dos nossos objetivos e plano de ação solidária, e ainda amplia o impacto e fortalece a imagem pública do Rotary junto às comunidades atendidas, propiciando um ambiente alegre, instrutivo e de companheirismo, apropriado para se testemunhar a Magia do Rotary, finalizou.