Álvaro Dias, licenciado em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), é detentor de uma das mais destacadas carreiras políticas do Paraná, tendo acumulado experiência a partir do mandato de Vereador (1969-71), deputado estadual (1971-75), deputado federal (1975-1983), senador eleito para o primeiro mandato em 1983, com um intervalo para assumir a cadeira de Governador no Palácio Iguaçu (1987-1991) e de volta à Brasília quando em 1998, elegeu-se senador da República pela segunda vez, sendo reeleito em 2006 e 2014. Em 2018, candidatou-se à Presidência da República.
Agora, pelo andar da carruagem, uma passada nas postagens de suas ativas redes sociais demonstram vigor, disposição e a certeza de que seu retorno como protagonista do cenário político paranaense está prestes à se tornar realidade. Suas incursões por todas as regiões do Estado acontecem juntamente com as sessões de autógrafos de sua biografia publicada pela Editora Casa Itália, a obra literária – A Travessia de Álvaro Dias – assinada pelo jornalista José Antonio Pedriali, responsável pela pesquisa e entrevistas utilizadas para compor a obra com a trajetória do político com mais de 50 anos de vida pública.
Álvaro Dias é visto e bem recebido pelas pessoas em inaugurações, entrevistas e palestras. Nesta última semana, por exemplo, percorreu as cidades de Foz do Iguaçu onde ministrou na Unifoz e foi homenageado pela reitoria, Umuarama, Toledo e Cascavel. Amigos próximos ao político, asseguram que ele está cada dia mais motivado, e reanimado pela confiança que as pessoas depositam no seu trabalho, sempre falando com saudades de sua atuação firme no combate à corrupção e defesa do Estado. A aposta, por ora, é que ele não se furtaria do compromisso se chamado pelos companheiros para disputar o Palácio Iguaçu nas eleições de 2026.
É esperar para ver!