Operação da PF no Paraná e SP mira esquema de desvios de recursos do SUS

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (17) uma operação que mira uma suposta estrutura criminosa responsável pelo desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios do Paraná. A ação acontece em Curitiba e região metropolitana, além das cidades de São Paulo, Santa Isabel e Ribeirão Preto. Os agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares como bloqueios de valores e sequestro de bens.

Na casa de um dos alvos, a PF apreendeu dinheiro vivo. O Blog Politicamente apurou que um dos mandados foi cumprido na secretaria de Saúde da cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba. Segundo a PF, só em Curitiba o valor desviado até 2019 ultrapassou R$ 20 milhões. A Receita Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) também participaram da operação — batizada como Ártemis.

A quadrilha utilizava empresas de fachada e laranjas para justificar contratos superfaturados, permitindo o rateio ilícito de lucros entre empresários, diretores da organização social e agentes políticos. As investigações apontam que o esquema envolvia a celebração de contratos de fachada e a contratação de empresas pertencentes ao mesmo núcleo empresarial para prestação de serviços médicos, principal objeto da terceirização.

A operação tem como objetivo localizar bens ocultos pelos investigados, identificar agentes políticos envolvidos no esquema e aprofundar as investigações sobre uma organização social contratada de forma direcionada para gerir recursos públicos da saúde. A PF investiga crimes como associação criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, peculato e fraude à licitação.

A operação teve início a partir de uma denúncia anônima, que foi corroborada com diligências policiais. A PF explica que embora não seja um desdobramento direto de outra operação, dados obtidos na Operação Sépsis da Polícia Federal de Sorocaba foram utilizados para embasar as investigações.

Fonte: Blog Politicamente