Prefeito anuncia maior data center da América Latina e ZPE em Maringá

O prefeito Silvio Barros anunciou nesta quinta-feira (23) que Maringá deu início à tramitação junto ao governo federal para a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Os benefícios fiscais de uma ZPE atraem investimentos e geram desenvolvimento. Uma empresa que irá se instalar na ZPE é um data center de inteligência artificial, com unidades nos EUA, México e Suíça.

Existem duas Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) no Brasil, mas muitas solicitações tramitam no governo federal. E Maringá entrou nesta lista. O anúncio foi feito nesta manhã pelo prefeito Silvio Barros, em evento na Associação Comercial e Empresarial (Acim). O processo começou nesta quinta-feira (23) com decretos para desapropriações de áreas onde irá funcionar a ZPE.

A proposta inicial é que a Zona seja criada em áreas contíguas ao aeroporto regional. O prefeito Silvio Barros diz que uma ZPE garante benefícios fiscais atraindo investimentos e gerando desenvolvimento. E o primeiro data center de inteligência artificial da América Latina deve se instalar na ZPE. O anúncio da instalação da empresa em Maringá foi feito pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros.

O CEO da empresa que trará o data center a Maringá, Fernando Palamone, disse que em seis meses a obra começa, mesmo que o processo de ZPE não esteja concluído.