Nesta semana mais um motivo de emoção em minha vida! De fato, ao longo destes meus mais de setenta anos de vida, tive o privilégio de testemunhar, inúmeros fatos relacionados com a História de minha cidade, de meu Estado e de meu País. Não quero aqui descrever o período e cada um dos fatos: a uma, porque ocuparia certamente um espaço gigantesco; e a duas, porque os fatos atuais exigem concentração na relevância do momento.
De fato, a relevância decorre do ineditismo desta etapa, posto que até hoje tivemos sete Cartas Constitucionais, sendo a primeira de 1824 e a última a atual de 1988. Mas neste momento histórico vivenciamos a desconstrução oficial da Constituição, promovida e logo por quem? Pelo Tribunal que deveria ser sim, seu guardião!
Lesar a Pátria é cometer crime gravíssimo por certo, e mais certo ainda é que alguém que é regiamente pago para ser o guardião da Pátria, deve por ela zelar com sua própria vida se necessário for.
De fato, como já vimos de um tudo nesta nação, inclusive dois presidentes expulsos do Governo, testemunhar o vexame de alcoolista e sua cuidadora e demais seres que estão passeando no Japão, não estarrece nem surpreende. O que estarrece é vivenciar o Supremo destroçando a Constituição, não só descumprindo-a com desfaçatez inusitada, mas sobretudo negando-a com intensidade e porque não dizer furor politizado ao extremo!
O julgamento de Bolsonaro e outros brasileiros, nesta etapa, primeiro nos demonstra cabalmente o extremo casuísmo do Supremo, que propositadamente estende sua competência para julgar civis, adredemente escolhidos, como Jair, e segundo o faz consubstanciado em uma narrativa de um Réu de menor envergadura que foi, e isto é fato, ameaçado, bem como seus familiares, pelo próprio Ministro Alexandre!
Não me parece necessário adentrar argumentos de defesa, até porque este é trabalho para os advogados dos Réus, mas sim a inadequação do rito, porque este sim é assunto que interessa a todo e qualquer cidadão que até a formação atual do Supremo Tribunal Federal achava que a Constituição de 1988, lhe conferia direitos e também deveres inalienáveis e previstos em cláusulas pétreas!
Ora, num repente tudo pode mudar e se adequar ao desejo político dos Ministros do Supremo! E não se enganem os néscios da esquerda petista imaginando que os supremos se tornaram defensores do proletariado, num repente! O fragilíssimo Lulle é só e tão somente um instrumento de poder para o Supremo!
A prisão para Bolsonaro, que é o desejo dos supremos, por questões processuais, ainda tarda um determinado período, portanto a ele, e a quem imagina que a Democracia deve imperar, só resta uma esperança,
O povo é e sempre será o Senhor da Nação!
O JULGAMENTO DA DENÚNCIA
Como já era sabido por um e todos os tribunal agiu como se previa e desde logo de forma unânime entendeu justa a denúncia do correligionário da esquerda o ex-sócio de Gilmar Mendes e tornou réus Jair Bolsonaro e outros brasileiros. Muitos perguntam se tal decisão pode ser encarada como decorrente de atos dos agora réus, e se acreditamos que efetivamente a intenção dos réus era perpetrar um golpe de estado.
Como todos os brasileiros sabem está estória de 8 de janeiro de 2023, não foi contada como de fato aconteceu! E jamais o será é bem verdade!
A decisão decorre de uma delação premiada de uns dos agora réus, delação esta obtida mercê ameaças feitas por ministro do STF COMO FARTAMENTE PROVADO EM IMAGENS, E QUE EM QUALQUER ESTADO DEMOCRATICO SERIAM ARQUIVADAS!
UM PAÍS IMENSO SEM PLANEJAMENTO
A Ministra do Planejamento descende de um dos maiores políticos que conheci e que honrou esta condição aliás. De fato, estive várias vezes com Ramez Tebet, em especial nos jantares das quartas feiras, na casa de José Carlos Martinez no Park Way, em Brasília! Na época o anfitrião presidia o PTB, partido influente no Governo FHC, e o Senador do MTS por seu turno era eminência partidária. De voz mansa e detentor de equilíbrio notável, quando falava, contribuía e sobretudo ouvido e seguido!
Sua filha, Simone não conheço pessoalmente, mas por respeito à memória do pai, acompanhei a vitoriosa carreira política, desde Prefeita até a atual condição de Senadora. Candidata a Presidente, o insucesso conduziu-a a apoiar o desastrado petista e ao posterior convite ao Ministério para a relevantíssima tarefa planejar nossa Pátria!
Imagino que acreditou no alcoolista e sua bazofias pois aceitou e passou a compor no gigantesco e ineficaz ministério do atual caos!
Pois muito bem: nesta semana, cansada das iniquidades do governante e de sua cuidadora, a Ministra fez pungente desabafo para reiterar que de há muito pede contenção nas despesas e responsabilidade quanto ao orçamento!
O fato inconteste que não basta alguém ter estirpe e preparo pessoal quando a questão passa pelo coletivo e por chefe de governo de provecta idade e devastado pela contumácia alcoolista!
Por amor e respeito a memória do admirável pai, a Ministra deveria voltar à sua cadeira do Senado e lá honrar o povo de seu Estado e tudo que de positivo possa fazer por ele, posto que planejando no governo do caos, colherá o que planejado por Lulle foi…!
E O GOVERNO VÊ DIREITA ENFRAQUECIDA….
A Folha publica nesta quinta-feira (27) a reação dos governistas que “enxergam” a direita enfraquecida após o julgamento de denuncia que foi aceita contra Jair e mais sete! Não poderia ser mais apropriada a reação dos habitantes de Brasília/Narnia. Com efeito a patuleia que habita no desgoverno não tem a menor conexão com a mundo real, e muito menos com o sentimento deste mundo. Apesar do indicativo claro das pesquisas, insistem em viver no mundo fantasioso do seu espectro de estado sugador e improdutivo.
Continuam a imaginar que a prateleira do supermercado não é o indicativo real. Ora, o poder aquisitivo de cidadão foi esmigalhado pelo governo inepto e ladravas. O consórcio Supremo/Executivo não é capaz de silenciar a rua! Tão somente está postergando o que vem por aí, e de forma pouco habilidosa incendeia os corações com a possibilidade de em alguns meses mandar pata a cadeia lideranças efetivas. Tenho para mim que os vesgos do planalto não distinguem a realidade de sua cruel incompetência com o mundo que de fato os cerca!
A SOLUÇÃO DE LULLE
Pois então brasileiro: o time Lulle já sabe o que fazer para resolver a questão! Rente que nem pão quente, contratou a ‘QUAEST’, para produzir pesquisa depois de episódio que denuncia os parceiros contra Bolsonaro e a isenção que não saiu ainda e só vai vigorar se acontecer, lá por final de novembro, ou seja base fiscal 25, efeito declaração de 26!
Há, mas você queria ações concretas de governo? Então espere por 2027 e reze para o povo acordar e mandar este incompetente mendaz para…!
REGIONAIS
O JOGO COMEÇOU:
A mais simples visita aos sites de notícias regionais da conta de que a eleição de 2026 já começou! Com clareza hialina duas situações especificas que se referem a condutas em tese reprováveis de setores do governo de um nada vieram à tona. Certamente INFORMAÇÕES FORAM TRAZIDAS À PÚBLICO, por gente com acesso a documentos internos. O fato é que este tipo de comportamento é recorrente e nos anos que antecedem a eleições recrudescem; e tal situação ocorre porque na mais das vezes são encobertas por pusilanimidade dos possíveis envolvidos.
Acontece que desta feita está em jogo uma possível eleição nacional, e com todo o respeito possível lembro que uma eleição nacional com real possibilidade de resultar em sucesso.
Ora a pesquisa, inclusive uma delas, divulgada nesta quinta-feira, a Futura da conta de que o Governador do Paraná já aparece na frente do Lulle. TAL CIRCUNSTÂNCIA provoca ebulição no parquinho. Aliás ebulição já em fase de aquecimento, posto que o Governador divulgou sua reforma de secretariado que certamente desagradou parcela dos que buscam ser seu escolhido, a nível de sucessão!
Não há novidade no comportamento em comento, pois o fogo é cruzado e Ratinho Jr., experiente político, sabia que seria assim!
Como eu sou partidário desde há muito da candidatura do Governador para o nível nacional, entendo que procrastinar não é bom, e experiência do governo anterior recente ensinou isto.
Há que averiguar e apurar com profundidade veracidade ou não, e em caso positivo responsabilização e punição a tempo e modo.
Esclareço que tal apuração é absolutamente profilática e didática sobretudo! Agora, o que precisa ser verificado com urgência é quem é o “garganta profunda”!
SOLIDARIEDADE A EDUARDO BEKIN: Pois num dos casos que os blogs trataram na semana li o nome de Eduardo Bekin. Pois devo lembrar que Bekin tem prestado um serviço relevante ao Governo do Paraná, sendo um valioso interlocutor com o setor produtivo nacional e internacional. Ocorre que nas funções públicas de destaque o cidadão enfrenta não raras vezes o não menos famoso “ciúme de homem” que é o constante solapar de trabalho e competência de outrem. Ora, Bekin transformou a INVEST de uma bela e inteligente proposta em uma realidade administrativa e financeira, e mais do que isto goza de prestígio pessoal com o Governador e também com o Vice-Governador! De meu turno reconheço os bons serviços de Bekin e desejo a ele que continue a bem servir o Paraná!
UM NOME: RENATO ADUR
Nesta última semana e meia movimentos claros na esfera política garantiram a presença de um excelente nome para o escrutínio do eleitor paranaense em 2026, que é o Dr. Renato Adur.
Conheço de uma vida, desde a Faculdade de Direito, colegas que fomos na Universidade Católica! Desde então, desenvolvi sentimento de amizade e sobretudo respeito pessoal, posto desde moço, Renato sempre foi um sujeito afável, muito trabalhador e sobretudo em notável agregador!
Em recente encontro comemorativo aos 59 anos do MDB, com grande presença de correligionários, o Presidente Nacional do Partido, Baleia Rossi, ao lado de meus amigos Anibelli, Pessuti e Sergio Souza, avalizou Renato como a nome da sigla para majoritária em 2026.
Pessoalmente fico feliz com tal decisão, porquanto coroa a trajetória vencedora de um home de bem, e ao mesmo tempo oferece ao pleito uma opção com o protagonismo que a grandeza do MDB, e seus milhares e milhares de filiados merece!
ORAÇÃO DE OGIER BUCHI:
Quem o Senhor deveria determinar que se retirasse do plano terreno nesta etapa? O Presidente da CBF, o técnico, o ministro do STF? São Pedro consultado votou NOS TRÊS! Amém