Projeto curitibano vence concurso da nova sede da Câmara e promete integrar patrimônio e cidade

A proposta do Austral Studio, de Curitiba, venceu o concurso público nacional de arquitetura para o Complexo da Nova Sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O resultado foi anunciado nesta sexta-feira (19), em cerimônia no plenário do Legislativo. O anteprojeto vencedor tem como responsável técnico o arquiteto Henrique Wosiack Zulian e foi escolhido por unanimidade pela Comissão Julgadora.

A equipe vencedora também tem Ana Sophia Pryplotsky como arquiteta colaboradora e os engenheiros Rogério Dorneles Severo e Luciano Antunes como consultores de estrutura, instalações e orçamentação. A proposta vai orientar as próximas etapas técnicas do projeto da nova sede da Câmara de Curitiba, que prevê a restauração e adaptação do Palácio Rio Branco e a construção de novo plenário e anexos.

O presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (PSD), afirmou que o anúncio representa “um momento histórico” para o Legislativo e para a cidade. “Hoje, nós não estamos escolhendo apenas um projeto arquitetônico. Nós estamos escolhendo uma visão de futuro”, disse. Segundo ele, a nova sede deve responder à necessidade de uma Câmara mais aberta, acessível e preparada para receber a população. “Essa nova sede não pode ser vista apenas como uma obra. Ela deve ser vista como um investimento na democracia, na transparência e na participação cidadã”, completou.

A presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme, que também presidiu a Comissão Julgadora, disse que a análise dos 32 projetos “não foi uma tarefa fácil”, mas que os critérios técnicos permitiram escolher a proposta mais adequada. “No fim do dia, o que a gente estava querendo olhar? Um espaço que permitisse esse exercício pleno da democracia e da cidadania”, afirmou. Para Ana Jayme, o projeto vencedor também dialoga com a requalificação da Região Central. “Isso vem como um grande presente, porque é mais um ponto de ativação, um ícone da arquitetura na nossa capital”, avaliou.

Representando o prefeito Eduardo Pimentel, o secretário municipal de Governo, Marcelo Fachinello, afirmou que o futuro edifício responde às necessidades de uma cidade em transformação. Segundo ele, a nova sede permitirá “melhores condições de trabalho para os servidores e para os vereadores, mais eficiência administrativa, maior acessibilidade e um atendimento mais qualificado para a população”. Para Fachinello, o significado urbano da obra também é central: “A implantação é importante para o Centro de Curitiba. Ela contribui diretamente para um dos grandes desafios urbanos da atualidade, que é a revitalização da Região Central”.

O concurso público nacional de arquitetura foi desenvolvido em parceria entre a CMC, o Ippuc e o Instituto de Arquitetos do Brasil no Paraná (IAB-PR). A Câmara conduziu o processo institucional e administrativo; o Ippuc participou da formulação técnica e do acompanhamento urbanístico da proposta; e o IAB-PR atuou na coordenação técnica do concurso, contribuindo para assegurar critérios especializados, transparência e alcance nacional à seleção.

Cinco finalistas participaram da fase final

O resultado final classificou propostas de quatro estados brasileiros entre os cinco primeiros colocados. O 2º lugar ficou com Arthur Santos de Andrade, de Florianópolis (SC). O 3º lugar foi de Daniel Corsi da Silva, de São Paulo (SP). O 4º lugar ficou com Miguel Angel Palacios Carrasco, do Rio de Janeiro (RJ). O 5º lugar foi de Andre Augusto Prevedello, de Curitiba (PR).

Também foram concedidas três menções honrosas: Vinicius Vulpini Zanluti, de Curitiba; Alexandre Ruiz da Rosa, de Curitiba; e Leonardo Costa Pereira, de Maringá. As menções foram atribuídas a projetos que não seguiram entre os cinco primeiros colocados, mas se destacaram em aspectos considerados relevantes pela Comissão Julgadora.

A fase final foi realizada nos dias 11 e 12 de junho, nas dependências da Câmara de Curitiba. De acordo com a ata, os jurados analisaram os cinco projetos finalistas sob a perspectiva da representação institucional, da identidade arquitetônica e da capacidade de consolidar a futura sede da CMC como equipamento público de referência para a cidade.

Próxima etapa é a elaboração do projeto executivo

Com a definição do resultado, a Câmara de Curitiba contratará o Austral Studio para desenvolver as próximas etapas técnicas do projeto da nova sede. A proposta vencedora, apresentada em nível de estudo preliminar, será detalhada agora na forma de projeto executivo, etapa necessária para transformar o anteprojeto em documentos técnicos, memoriais, especificações e demais elementos que permitirão a futura licitação da obra.

O arquiteto Henrique Wosiack Zulian, responsável técnico pela proposta vencedora, enalteceu a realização do concurso público e o trabalho da Comissão Julgadora. “O júri teve um olhar muito apurado, um olhar muito clínico, não só do nosso projeto, mas de todos os finalistas”, disse. Para ele, o concurso tornou o processo “mais transparente, claro e democrático”.

Zulian afirmou que uma das premissas do projeto foi fortalecer o caráter público da nova sede. “Por ser uma edificação pública, uma das nossas premissas principais foi produzir solo público para a população, diminuir as barreiras entre a edificação, o espaço público e fortalecer essa permeabilidade junto à cidade”, explicou. Segundo ele, a proposta buscou criar “um conjunto harmônico com o Palácio existente”, com “um contraste sadio” entre o patrimônio histórico e a nova edificação.

A contratação da equipe vencedora, prevista no edital do concurso, não significa o início imediato da construção. Antes disso, será preciso concluir o desenvolvimento técnico do projeto, com o detalhamento das soluções arquitetônicas, estruturais e complementares, além da compatibilização necessária para orientar a execução do futuro complexo.

O presidente Tico Kuzma afirmou que a Câmara pretende acelerar as próximas etapas. “Temos um prazo para o projeto vencedor apresentar os projetos complementares. Vamos pedir que eles acelerem esse prazo, para que, em meados do ano que vem, possamos iniciar essa construção”, disse. Segundo ele, a obra deverá ser viabilizada com recursos do orçamento da própria Câmara, a partir da economia acumulada pelo Legislativo. “Estamos falando de investimento para a cidade. Com certeza, o prédio novo trará também economia na manutenção e no dia a dia”, afirmou.

Só depois dessas etapas técnicas e administrativas será possível avançar para a licitação da obra. Ao fim do processo, o projeto desenvolvido pelo Austral Studio deverá orientar a implantação do Complexo da Nova Sede da Câmara Municipal de Curitiba, pensado para reunir espaços legislativos, administrativos e de atendimento ao cidadão, em diálogo com o patrimônio histórico e com a requalificação urbana do Centro.