Foto: Ana Tigrinho/AEN
O Paraná amanheceu sob frio intenso nesta quarta-feira (24), registrando geadas generalizadas e temperaturas negativas em diversas cidades. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a menor temperatura do estado foi registrada em General Carneiro, no Sul do Paraná, onde os termômetros marcaram -3°C.
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, esta é a onda de frio mais forte de 2026 e uma das mais intensas dos últimos anos em toda a região Sul do Brasil. O fenômeno é consequência da chegada de uma poderosa massa de ar polar, impulsionada pela formação de um ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul, entre o Uruguai e a Argentina.
“A manhã foi extremamente fria no Paraná, com muitos municípios do Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Noroeste registrando a temperatura mais baixa do ano”, destacou o meteorologista.
As geadas atingiram principalmente as áreas mais elevadas do estado. Além de General Carneiro, outras cidades registraram temperaturas abaixo de zero, como Palmas (-2,9°C), Pato Branco (-1,3°C), Toledo (-1,3°C), Guarapuava (-0,9°C), Pinhão (-0,3°C) e Entre Rios, distrito de Guarapuava (-0,3°C).
O frio também bateu recordes em dezenas de municípios paranaenses. Cascavel registrou 0°C, Francisco Beltrão marcou 0,1°C, Foz do Iguaçu teve mínima de 2,7°C e União da Vitória chegou a 1,5°C. Em várias cidades, os índices foram os menores registrados em todo o ano.
A massa de ar polar não afetou apenas o Paraná. Na Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra registrou impressionantes -9,2°C, a menor temperatura do Brasil nesta quarta-feira. No Rio Grande do Sul, diversas cidades também amanheceram com temperaturas negativas.
Curitiba teve manhã gelada
Na capital paranaense, o dia começou com céu encoberto e temperatura mínima de 5,8°C. Ao longo da tarde, o sol apareceu entre nuvens e os termômetros chegaram aos 14°C.
Apesar da melhora temporária, a recomendação é de atenção para a queda acentuada das temperaturas durante a noite. Segundo o Simepar, o frio deve se intensificar novamente após o pôr do sol.
“É importante que as pessoas se preparem para o frio durante a noite, quando as temperaturas voltarão a cair de forma significativa”, alertou Jacóbsen.
Frio exige cuidados
A forte onda de frio reforça a necessidade de cuidados especiais com crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos. Especialistas recomendam o uso de roupas adequadas, hidratação e atenção redobrada aos sistemas de aquecimento para evitar acidentes.
As previsões indicam que as madrugadas continuarão geladas nos próximos dias, mantendo o risco de geadas principalmente nas regiões Sul, Centro-Sul e Sudoeste do Paraná.
